sexta-feira, 26 de março de 2010

Centros de energias ou chackras


Olá queridas amigas,
Estamos estudando/vivenciando no grupo de estudos do sagrado feminino os chackras e os aspectos do sagrado feminino que precisamos trabalhar.
Então compartilho com todas, um texto que escrevi há um tempo atrás que tem um resuminho dos centros de energias.
Tem mais textos meus no blog: http://silviarenatarocha.blogspot.com/2009/05/o-olimpo-nas-empresas-as-deusas-vao.html
São sobre psicologia,
espero que curtam,
beijos
Ssilvia



Motivação e Energia Vital
Auto-Motivação ou
a Arte de conduzir a Energia Vital


Produzimos energia vital constantemente. Apesar disto, dependendo de como cuidamos de nós mesmos podemos estar perdendo ou ganhando energia. A estagnação de energia causada pela falta de motivação leva a depressão. Este conceito sobre energia para os ocidentais é bastante novo, o que leva as pessoas em geral a descuidar desta enorme fonte de vitalidade e saúde.
O que faz a energia estar sempre circulando são atitudes básicas como respirar corretamente, fazer exercícios conscientes, expressar corretamente as emoções, pegar sol, estar atento aos pensamentos. Estes últimos também geram energia e dependendo da qualidade do pensamento será a qualidade da energia.
Temos sete principais centros no nosso corpo por onde a energia vital circula, são centros inteligentes de energia ou chakras, na linguagem oriental:

Centro Básico ou raiz – c1
Ou Muladhara chackra
(períneo, pernas e pés)
base, sobrevivência, realização, concretização, contato com a terra

Centro Lombo-sacro – c2
Ou Svadisthanna
(três dedos abaixo do umbigo e pela lombar e osso sacro)
Movimento, impulso, ação, sexualidade, vitalidade

Centro Vegetativo – c3
Ou Manipura chakra
(na altura do estômago)
discernimento, o que entra e o que sai, emoções de preservação da espécie (raiva, medo, tristeza, alegria), identidade e ego

Centro Cardíaco – c4
Ou Anahata chakra
(na altura do coração, peito, braços e mãos)
o que une, o amor, sentido da vida

Centro Laríngeo – c5
Ou Vishuddha chakra (garganta)
expressão, intelecto, comunicação

Centro Frontal – c6
Ou Ajana chakra (entre as sombrancelhas) visualização, imaginação, foco, direcionamento, visão do que eu quero

Centro Coronário – c7
Ou Sahashara chakra (topo da cabeça) contato com o todo, com o céu, com a missão.


O contato com o Todo (c7) faz ter inspirações de missão e objetivo de vida, levando a uma visão futura (c6) do que se pretende realizar. A expressão (c5) disto no mundo vai ser fortalecida se o caminho tem um coração (c4). O discernimento do caminho (c3) vai facilitar a ação concreta (c2) e a realização deste no mundo (c1).
Há algumas pessoas preocupadas demais com a sobrevivência e esquecendo de se perguntar qual o sentido de sua existência. Há pessoas muito espiritualizadas e com um entendimento amplo de suas vidas, mas com dificuldades de materializar seus sonhos. E outros, com coração guiando suas vidas mas sem compreensão do caminho.
A criança tem maior fluidez de energia em todos os centros. A harmonia e a saúde estão mais presentes. De que você brincava quando era criança? O trabalho para o adulto pode ser igual ao brinquedo para a criança. Se você usa seus talentos, potenciais e habilidades no seu trabalho seu ser inteiro está envolvido com os resultados. Há maior presença e também emoção naquilo que você faz. O que faz você se mover?
Sua saúde física e emocional depende desta circulação de energia. Se você está bem, sua vida vai estar boa. Então a pesquisa é para dentro. O olhar interno conseguido através da meditação, introspecção e do sentir sua energia vital vai fazer você saber para onde direcioná-la. O poder escolher o que você quer para você, vem quando você tem auto-domínio e se apropria assumindo quem você é.
Auto- motivação é um dos pilares da inteligência emocional. Poder gerir seus estados internos é uma inteligência que leva a sair do estado de vítima dos acontecimentos a um estado mais ativo e responsável no mundo. Sua vida está como você a criou neste exato momento. Se não está satisfeito, mude agora. Se sente dificuldades de fazê-lo, peça ajuda! Saiba aproveitar sua energia!
Sílvia Rocha (abril de 2004)

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário