sexta-feira, 26 de março de 2010

A Tartaruga



Compartilhando, com dedicação especial aos do Clã da Tartaruga...
Bjs
Beth Bear

A TARTARUGA

A medicina da tartaruga: poder de cura do feminino, desenvolvimento de novas idéias, conexão com a terra e a água, honrar a Mãe Terra, fonte curadora, focalizar pensamentos e ações, tenacidade, defesa, respeitar nossos próprios limites, amadurecimento, paciência.

Conta uma lenda Chippewa que quando o mundo foi feito, o Grande Espírito solicitou ajuda a todos os animais. A etapa final da criação era encontrar alguém que ajudasse a manter a Terra no lugar. A tartaruga foi a última a se apresentar, oferecendo seus serviços, pois acreditava que era muito velha e muito lenta para tal função, porém, seu casco forte era o único capaz de suportar tal tarefa.

A tartaruga é um dos símbolos mais antigos representativos da Mãe Terra, significando nutrição, proteção, e também a cura que carregamos em nosso interior. A tartaruga nos recorda de que a conexão com a Grande Mãe está no dar e receber, na reciprocidade e somente assim podemos entender o verdadeiro significado da criação e da conexão.

O casco da tartaruga carrega o simbolismo dos treze clãs maternos originais, a conexão Terra-Lua, as treze luas, a água, a terra, a associação ao feminino.

Os Chippewa, Cree, Iroquois, por exemplo, referem-se ao continente norte-americano como a "Ilha Tartaruga". Eles observaram que o casco rígido protegia um ser, e associaram à Terra como um organismo vivo que protege todos os seres que nela vivem. Para os maias, o cinturão de Orion era visto como uma tartaruga cósmica. Na arqueologia maia encontramos a casa das tartarugas em Uxmal.




__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário